Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Encontro reúne alunos com Altas Habilidades/Superdotação em Toledo
O Núcleo Regional de Educação de Toledo realizou na semana passada, o primeiro encontro de alunos com altas habilidades. O evento contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre professores, estudantes e comunidade. O encontro fez parte da programação da Semana de Integração Escola-Comunidade, que aconteceu no município de 20 a 24 de agosto.

Durante as atividades os estudantes compartilharam suas experiências e debateram os desafios enfrentados na escola e em casa, além de possibilidades no avanço do processo educativo. “O encontro é um lugar onde podemos mostrar o que fazemos, nosso talento e habilidade, e ao mesmo tempo compartilhar experiências com alunos de outros colégios e conhecer o que eles estão fazendo”, disse Gabriel Miranda Silveira, 13 anos, do 7ª ano, do Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego, em Toledo.

Gabriel e o seu colega Dhyonne Fernandes Pessoa, 13 anos, do 8º ano, desenvolvem o projeto “Jornal Escolar” nas salas de recursos durante as atividades de contra turno. O jornal foi uma das apresentações da escola no evento. “Eu entrei no projeto no ano passado e não sai mais. O jornal é um espaço com o qual eu posso me expressar mais”, contou Dhyonne.

Alunos superdotados são aqueles que demonstram potencial elevado em uma ou mais áreas, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. “O que diferencia o aluno com altas habilidades é a facilidade que ele tem para aprender. Isso não significa dizer que ele será 100% em todas as áreas do conhecimento, ele pode, por exemplo, ter muita facilidade na matemática e ter certa dificuldade em outras disciplinas”, explica Maria Helena Garicoix, coordenadora da educação especial do Núcleo.

Os alunos avaliados na escola com altas habilidades passam a frequentar, em horário contra turno, a sala de recursos multifuncional onde desenvolvem projetos, grupos de estudos, ou estudos independentes sobre temas em variadas áreas do conhecimento.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) possui atualmente 454 alunos com altas habilidades matriculados em 37 salas de recursos para altas habilidades/superdotação e salas de recursos multifuncionais. O Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) assessora os núcleos de educação orientando quanto à identificação, aceleração e nas possibilidades de enriquecimento curricular, para esses estudantes.


Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3762&tit=Encontro-reune-alunos-superdotados-em-Toledo


Nenhum comentário:

Postar um comentário